[ editar artigo]

Saiba mais sobre os carros híbridos no Brasil e porque essa é uma tendência

Saiba mais sobre os carros híbridos no Brasil e porque essa é uma tendência

Os carros híbridos prometem ser uma tendência no mercado de automóveis. Mas você sabe exatamente o que são e como funcionam esses tipos de veículos?

Fonte: freepik.com

Os carros híbridos, de uma forma geral, são aqueles automóveis movidos por dois tipos diferentes de energia, sendo os mais comuns com um motor que é movido a gasolina e o motor elétrico.

Uma das evidentes vantagens dos carros híbridos é o fato de que eles poluem menos. Hoje em dia, em que a pauta ecológica e do desenvolvimento sustentável ganham destaque, essa é uma característica que chama a atenção.

Além disso, contar com um motor elétrico que auxilia o motor de explosão, melhora de maneira significativa o rendimento do carro e o torna bastante econômico. A economia de combustível propiciada por um carro híbrido se dá pelo auxílio do motor elétrico presente nele, mesmo quando levando em conta a diferença entre câmbio manual e automático.

Em situações, por exemplo, em que o motor elétrico já apresenta boa capacidade, o motor de combustão é desligado. Isso evita que ele fique trabalhando e, assim, gastando energia. Além disso, parte da frenagem é eletromagnética, transformando energia cinética em energia elétrica.

 

Os tipos de carros híbridos

Os carros híbridos representam uma alternativa interessante e viável para o cotidiano das modernas cidades, pois eles são econômicos e poluem menos. Além do mais, acabam sendo excelente opções não somente de compra, mas também para posterior revenda de automóveis. Hoje em dia é possível contar com três tipos de carros híbridos. São eles:

 

- Híbridos Paralelos

Nesses modelos, a locomoção é provocada pelo motor de explosão. Sendo assim, a atuação do motor elétrico aparecia apenas para ajudar a melhorar o desempenho do veículo. Um exemplo de híbrido paralelo é o Honda Insight.

 

- Híbrido-Série

Nesses modelos é o motor elétrico que promove a locomoção do automóvel. Já o motor a explosão, por sua vez, é responsável por fazer funcionar um gerador de energia capaz de recarregar as baterias. Esse tipo é mais adequado para veículos de grande porte.

 

- Híbrido-Misto

Como o próprio nome já indica, esse tipo une as características do híbrido-paralelo com o híbrido-série, o que proporciona melhora no desempenho. Com essas características, esse modelo possibilita fornecer energia para as rodas ao mesmo tempo em que gera eletricidade. Um exemplo dele é o Toyota Prius.

 

Carros híbridos do Brasil

O primeiro modelo de carro híbrido foi o Toyota Prius. Ele foi lançado durante o ano de 1997 no mercado japonês. Já em 2001 vieram outros modelos lançados para o mercado mundial. Hoje em dia os carros híbridos já são realidade no Japão, nos Estados Unidos e também em alguns países do continente europeu.

O Brasil, por sua vez, também já conta com alguns modelos de carros híbridos. O primeiro carro híbrido lançado em solo brasileiro foi o Mercedes-Benz S400. Ele chegou ao Brasil em abril de 2010. Desde então outros modelos híbridos já podem ser encontrados em nosso país. Já no ano de 2011 a Toyota lançou no mercado brasileiro o Toyota Prius.

Ainda que esses tipos de carros tenham uma venda limitada por aqui, vale conhecer então alguns carros híbridos no Brasil:

 

- Toyota Prius

Já se tornou no Brasil um dos símbolos dos “carros verdes”, como também são chamados os automóveis híbridos devido ao seu caráter ecologicamente correto. O Toyota Prius funciona com dois motores, sendo que um deles é elétrico e o outro é à combustão. Ele é também o automóvel mais econômico no Brasil, além de contar também com um visual arrojado e dinâmico.

 

- Lexus CT200h

Esse automóvel híbrido alia um motor 1.8 à combustão com outro motor elétrico, gerando em conjunto 136cv. O consumo dele em vias urbanas é de 15,7km/l, já em estradas o consumo fica em torno de 14,2km/l. Por fora, os faróis de neblina do Lexus CT200h apresentam um formato retangular. Ele também possui lanternas de LED com elementos reformulados e rodas de 16 polegadas.

 

- Ford Fusion

Esse carro híbrido possui um motor 2.0 de 140cv e também um motor elétrico capaz de gerar 50 cv. Quando anda no meio urbano, o Ford Fusion faz 15,1 km/l, já quando está nas rodovias, ele efetua 16,8km/l. Em sua parte interna, esse carro possui 8 airbags e também cintos de segurança laterais, com capacidade de inflarem em situação de colisão. O Ford Fusion também apresenta transmissão automática de 6 velocidades.

 

- Mitsubishi Outlander PHEV

Este híbrido apresenta capacidade de recarregar as baterias por meio de uma tomada ou utilizando a força do motor à gasolina. O motor elétrico, inclusive, pode rodar por 60 km e atinge um rendimento de 55,2 km/l. Ele também conta com um amplo espaço interno, o que fornece conforto e o torna ideal para famílias com muitas pessoas. Além disso, ele tem um volante com multifunções.

 

- BMW i8

Esse carro híbrido conta com um design arrojado e bastante diferenciado, conferindo para ele um perfil mais esportivo. O seu motor à combustão é composto por três cilindros de 231 cv e 32,6 kgfm, já o seu motor elétrico apresenta 131 cv e 25,5 kgfm. Ao combinar o uso dos dois tipos de motores, o BMW i8 pode ir de zero a 100 km/h em apenas quatro segundos. Internamente ele apresenta bancos leves, proporcionando bastante conforto.

 

- BMW i3

Esse automóvel possui um motor de 170 cv e 25,5 kgfm. Diante disso, o BMW i3 mostra ser capaz de ir de zero a 100 km/h levando cerca de 7 segundos. A estrutura desse carro é de fibra de carbono, material usado na Fórmula 1. O motor elétrico fica localizado na parte traseira, equilibrando assim o peso do carro e ocupando um espaço mínimo. Graças ao seu motor elétrico, o BMW i3 é um carro que, além de apresentar um bom desempenho, é silencioso e econômico.

 

Como encontrar um carro híbrido?

Seja pelo seu caráter ecologicamente sustentável ou também pelo seu perfil bastante econômico, o carro híbrido aos poucos está se consolidando em nosso país. Consulte um portal de carros e você certamente poderá encontrar alguns modelos para pesquisa e compra dentro de sua realidade aquisitiva. Certamente, será um investimento que valerá muito à pena! 

 

Gostou deste conteúdo? Que tal mostrar este artigo para aquele amigo que é louco por carros? Aproveite para compartilhá-lo no seu grupo de amigos e redes sociais!

 

Hitech Lab
Ana Chaves na Mão
Ana Chaves na Mão Seguir

Portal Chaves na Mão

Ler matéria completa
Indicados para você