[ editar artigo]

7 Lições sobre empreendedorismo com Diogo Ruiz

7 Lições sobre empreendedorismo com Diogo Ruiz

Tive a oportunidade de assistir a uma palestra do CEO da Asteroide e Bluezup, Diogo Ruiz. Vem conferir como foi!

 

A palestra aconteceu na PUCPR e teve como tema falar sobre empreendedorismo no Brasil e no cenário internacional. Diogo Ruiz traz na bagagem o título de CEO em duas startups: Ateroide e Bluezup, além de ter morado por dois anos em São Francisco e ser colunista sobre empreendedorismo, inovação e tecnologia na BandNews FM. 

O encontro, que foi oferecido e organizado pelo Núcleo Comum da Escola Politécnica da PUCPR, teve o objetivo de orientar os estudantes sobre este (ainda) pouco explorado universo: o do empreendedorismo.

Dentre o que foi abordado, estavam temas como: a necessidade de um novo mindset, baseado no modelo tradicional de comportamento que vem sofrendo processos de disruptura e conceitos como MVP para definição e validação: como gastar menos e perder menos tempo com métodos simples e eficientes.

Com um discurso didático e objetivo, Diogo Ruiz elencou algumas características que um empreendedor precisa ter para obter sucesso. Dentre elas:

 

#1 Resiliência

Ou seja, a capacidade de superar os obstáculos que aparecer na caminhada rumo ao empreendimento dos sonhos. 

 

#2 Ter paixão pelo que está fazendo

Entender sobre o mercado de atuação e possuir conhecimento técnico não são o bastante: é preciso gostar do ramo de atuação e, gostar da sua proposta de negócio.

 

#3 Ter um bom pitch

Sabe o que é pitch? É a apresentação da sua ideia em um tempo máximo de 30 segundos. É sintetizar todo o seu projeto da forma mais atrativa possível, focando em colaboração e network como um dos segredos para o sucesso de um empreendimento.

 

#4 Não perca tempo com aquilo que não valha a pena

Se você não estiver com o discurso afiado ou se a ideia não não for "boa" (aos olhos dos investidores), você provavelmente não vai obter muito sucesso com o seu pitch. A dica do Diogo vale (mais que) ouro e introduz a próxima lição:

 

#5 Foque em produtividade

Ela é a alma no negócio! Aprenda a estabelecer planos e objetivos e cumpri-los. Horas de trabalhar é hora de trabalhar e hora de mexer no celular é hora de mexer no celular. Dificilmente esses dois momentos vão estar relacionados.

 

#6 Seja curioso!

Você tem dúvidas sobre fatos da vida cotidiana, dados, padrões e comportamentos? Muitos negócios nasceram do objetivo de propor soluções para tornar nossas vidas mais fáceis. Cito aqui: Airbnb, Uber e Netflix. 

 

#7 Você está aproveitando a faculdade da melhor forma?

Diogo fez dele, as palavras de muitos outros palestrantes e professores que já ouvi neste mundo afora e alertou para a importância de vivenciar tudo que a universidade tem a oferecer, pois este é o momento de testar e descobrir novas ideias. 

 

Hitech Lab
Mateus Renosto
Mateus Renosto Seguir

Relações públicas e aficionado por sustentabilidade vivo em busca da resposta para a pergunta: como será o mundo nos próximos anos?

Ler matéria completa
Indicados para você