[ editar artigo]

Conhece o carro elétrico autônomo Brasileiro? Ele está vindo...

Conhece o carro elétrico autônomo Brasileiro? Ele está vindo...

Sim, o projeto já está acontecendo e por aqui você vai saber todos os detalhes e avanços, sempre em primeira mão!

 

Quando pessoas dedicadas, sonhadoras e mais do que isso, realizadoras,  tiram ideias do papel e se reúnem em torno de um objetivo, seja por A, B ou C ele acaba saindo. São os chamados ‘makers’, onde não importa o grau de dificuldade, desafio e até limitação orçamentária; mesmo assim acontece.

 

Conhecemos algum tempo atrás o Professor Alberto F. De Souza, Coordenador do Curso de Computação da UFES. O Prof. Alberto comanda o projeto IARA - Intelligent Autonomous Robotic Automobile (http://www.lcad.inf.ufes.br/wiki/index.php/IARA), o primeiro carro autônomo brasileiro a trafegar entre três municípios distintos de forma autônoma (este aí da foto). Ele e sua equipe são referência no Brasil em direção autônoma. Foi com muita alegria que, em conjunto com todo o pessoal do laboratório de computação de alta performance, a Hitech Electric aceitou o desafio de tornar um de seus modelos autônomo, e aqui no Brasil.

 

O projeto já está acontecendo, o carro elétrico selecionado vêm passando por um nível alto de customização entre sensores de estado e atuadores de comando. Após isso, ele estará apto para receber o sistema embarcado: computadores, processamento, câmeras e radares, entre outros. Entre estas adequações locais, direção elétrica assistida com comunicação via CAN, atuadores no sistema de freio e freio de estacionamento, dispositivos de emergência, entre outros, compõem a lista de itens específicos desenvolvidos para o projeto. Terminada esta parte local na Hitech Electric, ele segue para UFES - aos cuidados do Prof. Alberto, feliz proprietário do futuro VE autônomo nacional, para embarcar todo o sistema e iniciar os testes de campo.

Fonte foto: ICAD

Hitech Lab
Rodrigo Contin
Rodrigo Contin Seguir

Engenheiro Mecânico formado pela UFPR, desenvolveu sua carreira no automobilismo como engenheiro de corrida até fundar a Hitech Electric, startup de mobilidade urbana.

Ler matéria completa
Indicados para você